Quem possui um sistema de aquecimento de água a gás, sabe o quanto é gostoso tomar um banho quente com uma alta vazão. Além de relaxante ele traz diversos benefícios tanto para o corpo quanto para a mente como já apresentamos em outro artigo. No entanto tem um outro ponto que deixa os usuários um tanto quanto incomodados, que é a demora para a água quente sair na hora do banho. Nesse caso o mais indicado é a instalação de um sistema de recirculação de água quente 

Esse sistema é recomendado pelo reaproveitamento da água que circula pela tubulação até chegar no aparelho. Esse sistema apresenta diversos benefícios além de ser econômico.

Antes de começar vamos explicar o conceito básico do sistema de recirculação de água quente. Ao abrir um sistema de vazão espera-se que a água fria saia primeiro que a quente. Como consequência a água fria que sai pela tubulação antes da água quente acaba indo pelo ralo sem uso, e nesse momento começamos a ter um problema de desperdício de água.

Quanto maior o comprimento das tubulações entre o aquecedor (seja aquecimento a gás, solar ou elétrico) mais água ficará acumulada na tubulação e maior será o desperdício. Quando o sistema de aquecimento estiver próximo do ponto de consumo de água quente, essa espera pode ser de alguns poucos segundos, mas se a distância for muito grande isso pode passar a minutos. Dois minutos, três minutos e em casos extremos até 5 ou 6 minutos. Isso acontece bastante no caso de casas grandes e empreendimentos comerciais como hotéis e academias.

E aqui entre o  sistema de recirculação de água quente sua principal função é pegar toda essa água que fica acumulada na tubulação entre o sistema de aquecimento e os pontos de consumo e devolver para o aquecedor para que ela seja reaquecida.

 

Composição do sistema de recirculação de água quente

O sistema de recirculação de água quente é composto por um controlador digital, uma eletrobomba de circulação e um sensor de temperatura. Em alguns casos também teremos um vaso de expansão, mas eles são necessário apenas em sistemas maiores.

Controlador digital

O controlador digital é o componente responsável por comandar todo sistema. É onde é feita as configurações e programações necessária para o uso do sistema, sendo responsável por ligar e desligar a eletrobomba. Ele também será responsável por mostrar em seu display digital informações úteis como a temperatura da água.

Eletrobomba de circulação

A eletrobomba  fará com que a água acumulada circule e volte até o aquecedor a gás para ser reaquecida. Trata-se de uma bomba pequena e de baixa potência, responsável apenas por fazer a água andar.

Sensor de temperatura

O sensor de temperatura é responsável por ler a temperatura da água que corre através da tubulação e enviar essa leitura para o controlador digital.

Vaso de expansão

O vaso de expansão normalmente não está presente em sistemas residenciais. Ele só é necessário em sistemas maiores como os usados em hotéis, escolas, academias, restaurantes e afins. É responsável por absorver o excesso de pressão que esse tipo de sistema pode produzir.

Acionamento

Acionamento manual

Essa é a maneira mais básica de usarmos esse sistema. Aqui o usuário aciona o sistema manualmente através de um botão alguns poucos minutos antes de tomar banho. Dessa maneira, quando for finalmente tomar banho a água já estará pré-aquecida.

Acionamento por diferencial de temperatura

Nesse caso programamos uma temperatura, 38 graus é o padrão mais comum de uso. Então o sensor de temperatura ligado ao sistema, que fica lendo a temperatura da água que passa na tubulação, liga o sistema toda vez que detectar uma diferença de 5 graus que no exemplo dado é de 33 graus. Quando o sensor detectar que a água atingiu os 38ºC dará um comando que vai desligar o sistema.

Resumindo: quando a água estiver com 33ºC o sistema liga e aquece a água. Quando a água atingir 38ºC ou acima o sistema desliga. Obviamente essas temperaturas podem ser programadas para atender a demanda de cada cliente.

Esse método de acionamento é bastante usado em demandas comerciais como academias, hotéis, hospitais e lugares onde se precisa de água quente e imediata o tempo todo. É o mais confortável de todos, porém como o sistema se liga todo o tempo é o que produz mais gasto também.

Acionamento por faixas de horário

Esse é o mais comum e mais econômico método de acionamento do sistema de recirculação de água quente. Nesse método programamos certos horários para que o sistema ligue. Essa programação é baseada no hábito de banho dos moradores da residência. Por exemplo, digamos que você e sua família tomem um banho todos os dias pela manhã antes de ir para o trabalho ou para a escola. Então você pode programar para que o sistema ligue todos os dias às 6h30 da manhã. Assim, quando as pessoas forem tomar banho às 7h a água já estará pré-aquecida.

É um benefício desse sistema também respeitar a programação de diferencial de temperatura que descrevemos acima. Sendo assim, mesmo dentro das faixas de horário programadas, o sistema só ligará se a temperatura da água acumulada na tubulação estiver baixa.

E você pode fazer várias programações que respeitem o dinamismo de uma família. Podemos ter programações para manhã, tarde, noite e até fins de semanas.

Instalação do sistema de recirculação de água quente

É muito importante entender os preceitos básicos para a instalação de um sistema de retorno. A partir do último ponto de consumo, o sistema de retorno “puxa” água fria da tubulação de água quente. Dessa forma fazendo com que o sistema de aquecimento reponha água quente na tubulação.

Para a instalação desse tipo de sistema é necessário um sistema de aquecimento central como os aquecedores a gás, aquecedores solares ou boilers e também uma linha de retorno.

A linha de retorno consiste numa tubulação que interligue o ponto de consumo mais distante ao sistema de aquecimento, formando assim um anel. É como se tivéssemos uma tubulação de ida e outra de volta. Essa tubulação será responsável por conduzir a água fria armazenada na tubulação para de volta ao sistema de aquecimento para ser reaquecida.

 

 




Comentário Facebook