Quem nunca chegou empolgado para tomar aquele banho quente e gostoso e se deparou com a água fria fazendo com que seu momento de relaxamento se transformasse em um verdadeiro pesadelo. E começou a se questionar o Por que aquecedor a gás demora para esquentar?

De anti mão já podemos afirmar que dificilmente a demora para água esquentar é de fato um defeito do aquecedor a gás. Isso porque aquecedores a gás são equipamentos extremamente confiáveis, especialmente se estivermos falando dos modelos digitais, e aquecem a água quase que instantaneamente. O aquecedor a gás é capaz de aquecer a água em 2 ou 3 segundos.

Mas ai vem a pergunta porque tenho que esperar até 2 minutos para que a agua quente saia e essa é uma pergunta simples a se responder.

Isso acontece porque na tubulação entre o aquecedor a gás e o ponto de consumo, como sua ducha por exemplo, a água utilizada no banho anterior esfria e fica acumulada. Antes da água quente, que vem do aquecedor a gás, chegar até a ducha ou torneira toda essa água fria precisa sair.


Assim quando você abre o registro para tomar um banho o aquecedor a gás esquenta a água rapidamente, e essa água quente tem que empurrar toda a água fria antes chegar de fato até a sua ducha. Dessa forma quanto maior a distância entre o aquecedor a gás e o ponto de consumo maior será o tempo de espera

Os principais pontos que fazem a água demorar a aquecer são:

• A distância entre o aquecedor a gás e o ponto de consumo

• O diâmetro da tubulação 

• Vazão da ducha 

Pressão da água

Outro problema que podemos apontar é o disperdício de água.  Existem casos mais extremos onde a água pode demorar até 5 ou 6 minutos pra chegar quente até a ducha. Julgando que uma ducha padrão possui em média uma vazão de 10 litros de água por minuto estamos falando de um desperdício de 50, 60 litros de água.

Estamos falando de 50 litros de água por banho, então se você toma dois banhos por dia são 100 litros/dia. O que resulta em aproximadamente 3.000 litros/mês por pessoa. Numa casa com três pessoas são 9.000 litros. Esse desperdício todo vai impactar diretamente na conta de água ao final do mês, além de impactar o meio ambiente. É muita água simplesmente descendo pelo ralo.

Mas a demora a aquecer pode ser um problema do aquecedor?

Dificilmente o problema será o equipamento. No entanto alguns problemas no aquecedor a gás podem sim agravar essa dificuldade. Obstrução por sujeira, seja no aquecedor a gás em si ou na ducha, pode aumentar ainda mais esse tempo de espera para a água quente chegar.

Nesses casos uma revisão geral do equipamento pode amenizar essa longa espera.

Caso ainda exista a dúvida sobre um problema no equipamento em si ou na instalação hidráulica uma maneira bem simples de testar é fazer o seguinte:

Abra o registro de algum ponto de consumo de água quente. Então vá até o aquecedor a gás e segure o flexível de água quente, normalmente é o da esquerda. Verifique se o flexível está quente e o quanto tempo ele demorou para esquentar. Um aquecedor a gás funcionando corretamente vai esquentar em poucos segundos. Atente-se, pois dependendo da temperatura configurada no aquecedor a gás, depois de pouco tempo vai ficar bastante incomodo segurar o flexível quente, podendo até causar um pequeno acidente caso permaneça segurando por muito tempo.

Faça esse teste em duas pessoas. Uma ficará responsável por verificar o flexível de água quente enquanto a outra verificará a temperatura da água saindo no ponto de consumo.

Esperamos que esse artigo seja esclarecedor, para mais conteúdos assim nos acompanhe.

Comentário Facebook