Os aquecedores a gás vêm se tornando um equipamento cada vez mais  popular aqui no Brasil, principalmente por permitir o uso de água quente de forma mais econômica em comparação ao aquecimento elétrico. E temos que admitir que não existe nada melhor do que a garantia de um banho quente e a água aquecida para lavar a louça em dias frios, não é? Com tudo, após a instalação, muitas pessoas tendem a esquecer um detalhe que faz toda a diferença no bom funcionamento e durabilidade do seu aquecedor: a manutenção preventiva.

Diferente da manutenção corretiva, a manutenção preventiva tem o objetivo de evitar o surgimento de qualquer tipo de falha e quebras. A prática desse serviço é fundamental para assegurar um excelente desempenho de todos os equipamentos, gerando confiabilidade e segurança.

Nesse artigo, vamos apresentar a importância da manutenção preventiva para aquecedores a gás e como você pode manter o conforto de sempre ter uma água quentinha todos os dias do ano.

Como é feita a manutenção preventiva?

O processo consiste em uma revisão geral e na limpeza do aquecedor a gás, para assim, manter as condições ideais para operação do equipamento. É importante que ela seja realizada anualmente. No entanto, caso o seu uso seja comercial ou industrial, indicamos uma manutenção preventiva a cada seis meses.

Quem faz a manutenção preventiva do aquecedor a gás?

A manutenção só pode ser feita por profissionais especializados, para realizarem montagens, manutenções e ensaios de instalações respeitando os projetos e normas.

Além disso, devemos reforçar a importância de procurar sempre profissionais de assistências técnicas autorizadas pela marca correspondente do seu aquecedor a gás.

Manutenção Antes do Inverno qual sua importância

Para uso residencial, a manutenção preventiva anual é recomendada. Mas aqui, cabe um adendo: o período que antecede o inverno pode ser uma ótima hora para executar o serviço. Isso porque, durante a estação, as pessoas normalmente fecham portas e janelas de casa para combater o frio. Essa ação acaba ampliando a situação de perigo caso haja alguma irregularidade com o seu aquecedor a gás.

Riscos da falta de manutenção.

A falta da manutenção no aquecedor a gás pode aumentar os riscos de falhas no equipamento, sendo que as mais comuns são:

  1. Danifica a operação do aquecedor: surgem códigos de erros no display digital; desligamento repentino do aquecedor; oscilação de temperaturas; acúmulos de sujeira que causam erros no funcionamento.
  2. Perigos relacionados ao monóxido de carbono: trata-se de um gás tóxico que pode envenenar tanto pessoas quanto animais. Muitas vezes, o vazamento pode ser imperceptível e gradual. Os primeiros sintomas são náusea e fraqueza, sinais tradicionais de um mal estar corriqueiro. Por isso, a manutenção preventiva é tão importante: ela evita que sua família corra esse risco.
  3. Temperatura exageradamente alta e condições perigosas: pode ocorrer o aumento inadequado da temperatura da água, o que gera riscos à integridade física da pessoa.

 

Agora que você já sabe da importância da manutenção preventiva, não deixe de fazer a sua, a Idealterm oferece o serviço de assistência técnica 24 horas, contamos com profissionais especializados em aquecedores à gás para que a manutenção seja feita corretamente e a vida útil do seu aquecedor se prolongue ainda mais.

Comentário Facebook