Os Boiler são reservatório térmico de água que além de aquecer a água preserva sua temperatura. Muitas vezes tem um grande formato cilíndrico na horizontal ou vertical.A palavra boiler vem do inglês boilling que significa fervura. É exatamente isso que acontece no boiler.
Ele serve para aquecer água de duchas, torneiras, banheiras, piscinas de residências como também de estabelecimentos comerciais como hotéis, academias, centros de estéticas etc.
Os boilers são ideais para quando a demanda de água aquecida é alta, é possível encontrar equipamentos de até 5000 litros de água armazenada. Isso lhe fornece bastante água quente para o uso diário. 

Mas porque ter um boiler

Maior abastecimento de água quente para diversos pontos de saídas de água usados simultaneamente;

  • Banho quente e confortável para o uso com duchas;
  • Economia de energia (boiler solar);
  • Durabilidade;
  • Grande quantidade de água quente armazenada;
  • Abastecimento de água para banheiras e duchas de hidromassagem;
  • Aquecimento da água de piscinas –  ideal para o inverno.

Existem três tipos de boilers e provavelmente um deles vai se encaixar na sua necessidade.

Boiler à Gás

O boiler a gás realiza a queima do gás que pode ser natural (GN) ou do tipo usado na cozinha (GLP)

O boiler a gás armazena a água no cilindro e a mantém aquecida pela chama que é produzida no tubo central do boiler. Essa chama queima constantemente para manter a água aquecida, chamada também de chama piloto.

Essa chama piloto pode ser regulada para uma chama maior o que aquece mais rapidamente a água.

Você pode desligar a chama do gás ao sair para o trabalho para economizar no consumo de gás, mas quando for ligar novamente, terá que esperar a água ser aquecida, o que não é rápido.

A vantagem é que o boiler a gás é uma opção mais barata que sua versão em energia elétrica, já que o gás é mais barato.

Quanto à segurança, muitos destes boilers possuem dispositivos para desligar o consumo do gás no caso de vazamentos.

O boiler a gás opera de forma idêntica ao elétrico, quando o aquecimento da água atinge a temperatura programada, ele é desligado o que corta o consumo de gás. Se a temperatura cair ele é acionado para restabelecer a temperatura ideal.

Boiler Elétrico

O aquecimento da água é feito por energia elétrica. Você programa a temperatura ideal que deseja como 45º, assim que a resistência atingir esta temperatura a resistência do equipamento é desligada, o que corta o consumo de energia elétrica.

Caso a temperatura caia, como por exemplo para 43º ele é acionado automaticamente para restabelecer a temperatura programada de 45º  e volta a desligar quando a temperatura ideal é atingida. Normalmente o boiler elétrico é programado com temperatura entre 45º a 50º.

Para manter a água aquecida o equipamento deve estar sempre ligado, e para reduzir seu consumo de energia você pode instalar um timer e usá-lo de maneira mais inteligente.

O timer liga a resistência num horário determinado para aquecer água. Por exemplo, se você chega do trabalho às 20hs, você pode programar o aquecimento para às 19h30, assim ao chegar em casa as saídas de água quente tanto das duchas quanto das torneiras estarão aquecidas. Já uma nova programação pode ser responsável por desligar a resistência às 0h e religar as 7h quando for a hora de acordar.

Você também pode desligar quando não estiver em casa, e só ligar quando for usar, mas nesse caso você terá de esperar alguns minutos para que a água seja aquecida.

 

Boiler Solar

O Boiler Solar é  forma mais econômica de obter energia e a mais sustentável. Economizar na conta de luz e minimizar a agressão ao meio ambiente é o que queremos e precisamos.

O Brasil é um país tropical, o que significa que o sol é forte a maior parte do ano. Então usar esta energia como fonte de aquecimento da água é muito vantajoso. É  mais sustentável e não agride os recursos naturais.

O equipamento e a instalação tem alto custo, mas pode ser abatido com o tempo pelo baixo consumo elétrico, já que a energia solar ainda não é cobrada.

O Boiler solar precisa de um sistema elétrico ou a gás para aquecimento durante os períodos de pouco sol, como inverno. Isso é chamado de  sistema de apoio, para que a água quente nunca falte.

A energia é obtida por placas solares, que captam o calor do sol, e aquecem a água que passa na serpentina (tubos de cobre) e vai para o reservatório.

 

Gostou desse artigo? Espero que tenhamos te ajudado a escolher qual a melhor opção.

Comentário Facebook