A escolha do chuveiro é muito importante pois, o mesmo é um item necessário principalmente quando se trata de higiene pessoal, alem de promover conforto e bem estar. 

Afinal um bom banho esta diretamente ligado a saúde, mas claro isso só ocorrerá com um bom chuveito. No Brasil o mais comum são os chuveiros elétricos porém, muitas pessoas já estão descobrindo os benefícios do chuveiro a gás e começando a optar nor eles na hora da compra o que já é muito comum em paises como os Estados Unidos e na Europa onde o sistema mais utilizado são os chuveiros a gás.

Assim, viemos trazer os prós e contras de cada chuveiro para facilitar a sua escolha na tomada de decisão.

Chuveiro Elétrico 

Os chuveiros eletricos são baratos e de facil instalação, pois a instalação não exige grandes conhecimento de rede elétrica.Porém como contra partida o mesmo demanda mais manutenção, já que gastam mais energia principalmente nos horários de pico e quando ocorre falta de energia não há o aquecimento de água.

Espaço:

Como a alimentação vem através da rede eletrica, não a necessidade de espaço para o compartimento a gás.

Riscos:

Como a combinção de água e eletricidade não é uma das melhores. Recomenda-se que a instalação seja minunciosa com o isolamento correto de todos os fios para assim evitar o contato da água com o mesmo.

Aquecimento

O aquecimento da água no chuveiro elétrico é imediata no entanto nos dias mais frios é possivel notar que o chuveiro elétrico não é tão eficiente quanto um sistema a gás. Porque, ele não consegue aquecer grandes quantidades de água.

Quanto mais água sai do chuveiro elétrico, menos tempo essa mesma água vai entrar em contato com a resistência, resultando assim em uma água menos quente.

Temperatura

No chuveiro elétrico temos que controlar a temperatura da água com a abertura do registro, ou pela chave de temperatura que fica na parte de cima do chuveiro com as opções: quente, morno, frio e inverno, verão ou quente. 

E quando selecionamos uma dessas opções, estamos determinando o tamanho do caminho da corrente elétrica na resistência do chuveiro. Nos caminhos maiores a água esquenta menos porque gera menos calor, enquanto os caminhos menores produzem o efeito oposto.

Chuveiro à gás

Sabe aquele banho gostoso com pressão e uma água quentinha que você sempre sonhou? Ele é possivel com um chuveiro à gás.

O aparelho aquecedor no chuveiro a gás possibilita que a água do seu chuveiro atinja a temperatura da sua preferência, em volume bem maior , em comparação com o chuveiro elétrico.

Aquecimento

Mesmo sem energia elétrica é possivel desfrutar de água quente.

Economia 

Você terá uma ecomonia considerável no consumo de energia, já que o preço do gás é mais acessível.  

Diversidade de capacidade e tamanho

Há diversos modelos de de aquecedores à gás e eles podem ser instalados facilmente em casas e aparatmentos, e existe na capacidade certa para atender cada família.

Segurança:

Para que a água sejá aquecida rápidamente os sistemas de aquecimento à gás possuem um queimador envolvido em uma serpentina. Um sensor detecta o fluxo de água e dá o comando para que haja a liberação de gás simultâneo a faisca acionada para que o fogo acenda. Gerando assim um menor consumo de água e na temperatura ideal. 

Custo

O chuveiro à gás exige um custo maior quanto do que o elétrico para compra e instalação já que o mesmo precisa ser feito por profissionais especializados. No entanto a médio e longo prazo o chuveiro à gás se torna mais economico, quando usado corretamente.

Espaço:

Mesmo o aquecedor à gás não sendo tão grande, ele precisará de espaço suficiente na sua casa ou apartamento, para circulação de ar adequada. 

Ainda existe muitas dúvidas quando o assunto é aquecimento á gás. Mas é possivel afirmar que chuveiros a gás são soluções comprovadamente seguras, eficientes, econômicas em comparação aos chuveiros elétrico.

Esperamos que esse artigo te auxilie na tomada de decisão.

Comentário Facebook