A temperatura da água do banho apresenta diversos benefícios para a saúde No caso do banho quente, que envolve o uso da água em temperaturas em torno de 37ºC, é uma boa forma de relaxamento, podendo ser feito antes de dormir, já que permite uma melhor reflexão e/ou meditação, além de diminuir a tensão muscular, o cansaço e o estresse do dia a dia. Assim vamos te apresentar agora todas essas vantagens.

1. Aliviar problemas respiratórios

O banho quente ajuda a aliviar  problemas respiratórios, como sinusite, gripe ou bronquite, pois o vapor quente e úmido da água do banho deixa o catarro mais líquido, abre as vias aéreas, reduz a irritação e o inchaço das vias respiratórias, aliviando os sintomas de nariz entupido ou escorrendo, dor de cabeça e tosse, por exemplo.

2. Ajudar a dormir melhor

O banho quente antes de dormir ajuda a relaxar os músculos, a tensão e alivia o cansaço, permitindo dormir melhor.

Além disso, o banho quente, tomado de 60 a 90 minutos antes de dormir, também ajuda a acalmar, a reduzir a ansiedade e o estresse, e causa uma sensação de limpeza, o que deixa a pessoa mais relaxada, facilitando o sono.

3. Relaxar os músculos 

O banho quente ajuda a relaxar os músculos e aliviar a dor muscular pois a água quente promove o fluxo de sangue, o que ajuda a transportar o excesso de ácido lático e outras toxinas para fora dos músculos, aliviando a dor. A água quente é indicada para dor muscular com mais de 48 horas, pois nos primeiros dias o mais indicado é fazer o banho frio para reduzir a inflamação.

O banho quente também é muito útil para aliviar a tensão corporal, a dor muscular ou nas articulações causada por fibromialgia, artrite ou dor nas costas, já que a dilatação dos vasos sanguíneos permite chegar mais sangue, oxigênio e nutrientes para os tecidos.

4. Remover toxinas da pele

O banho quente permite abrir os poros da pele, o que permite limpar sujeiras, excesso de oleosidade e remover toxinas da pele, que se acumulam ao longo do dia, deixando a pele com aspecto mais fresco e limpo.

5. Aliviar a enxaqueca

O banho quente também pode ajudar a aliviar enxaquecas e dor de cabeça, pois reduz os sinais de dor que chegam até ao cérebro e aumenta o fluxo sanguíneo nos músculos, ajudando a relaxar e a reduzir a dor causada pela enxaqueca ou dor de cabeça.

E ai gostou do nosso post? Então conta pra gente e fique de olho pois aqui sempre tem novidades.

Comentário Facebook