Para um aquecimento de água para clubes e hotéis é fundamental que o sistema escolhido consiga atender à demanda de água quente. Ou seja, em uma residência, por exemplo, a quantidade de pessoas e a frequência da utilização da água aquecida por meio de um sistema de aquecimento é muito menor que em um hotel. Assim, vamos abordar nesse artigo as principais diferenças do sistema de aquecimento de água para clubes e hotéis.

Quais as principais áreas dos clubes e hotéis que necessitam de água aquecida?

Saber os pontos onde será utilizada a água aquecida é fundamental para que o dimensionamento do sistema seja feito adequadamente. Alguns dos locais onde é mais utilizado são:

  • piscina — além de ser um diferencial para o hotel e clubes, os hóspedes e socios terão a opção de utilizá-la também nos dias mais frios ou, até mesmo, durante a noite;
  • banheiro — a água aquecida nos chuveiros já é conhecida, mas nas torneiras são um conforto a mais a se desfrutar;
  • lavanderia — algumas máquinas de lavar têm a opção de usar a água aquecida para melhorar a qualidade da lavagem de peças específicas;
  • cozinha — as lavadoras utilizam água aquecida para a higienização das louças e talheres e, por isso, utilizar a água aquecida pode ser uma ótima alternativa para economizar na energia.

Qual o melhor sistema de aquecimento para os Hotéis e Clubes?

Visando a alta demanda por água aquecida, os hotéis e clubes precisam de um sistema de aquecimento robusto, uma vez que a sua utilização é muito mais frequente do que em uma residência. Afinal, atendem um número bastante elevado de pessoas e devem alcançar uma maior variação de ambientes onde serão utilizados, como visto anteriormente.

É de extrema importância que em um hotel ou clube com sistema de aquecimento solar tenha também um sistema de aquecimento auxiliar, que será utilizado em dias com pouca incidência solar ou quando a demanda de água quente estiver acima do que foi projetado.  Em instalações residenciais, o sistema de apoio mais utilizado é a resistência elétrica do reservatório térmico. Para sistemas em hotéis e clubes, além da resistência elétrica, podem ser utilizados aquecedores à gás, centrais térmicas ou até mesmo caldeiras a lenha.

Como vimos neste conteúdo, o sistema de aquecimento de água para hotéis e clubes apresenta algumas características específicas para esse tipo de uso e é de fundamental importância ter uma empresa que faça a instalação e a manutenção correta do sistema de aquecimento para que transtornos sejam evitados e os clientes saiam satisfeitos. 

Comentário Facebook