Quem não gosta de um banho quente e relaxante e com os aquecedores à gás isso é possível, no entanto sempre surge a dúvida.

O preciso ter para instalar um aquecedor à gás na minha casa e/ou apartamento? Por esse motivo criamos essa artigo, para te ajudar a deixar sua casa preparada para a instalação de um aquecedor e ter água quente sempre a disposição.

Vamos Lá!

O que é necessário para a instalação?

Para instalar um aquecedores em casa você precisará, antes de qualquer coisa, ter um ponto de gás. A capacidade em litros determinará o número de pontos que poderão ser abastecidos. Com 22 litros, por exemplo, a sua residência terá disponibilidade de dois pontos de duchas de até 11 litros cada. O lugar mais comum para a instalação é área de serviço.

A razão está descrita na NBR 13.103 – a norma para Instalação de aparelhos a gás para uso residencial. Esta norma determina que os ambientes para estes aparelhos devem ser bem ventilados e com baixa circulação de pessoas. Quartos, salas e banheiros são proibidos. Se o local escolhido for externo, também é necessária a proteção do equipamento contra os efeitos do clima.

A tubulação da central é aparente e ajuda a dispersar o gás, além de facilitar eventuais reparos em caso de vazamento. Com relação aos tubos, é preciso que sejam do tipo adequado, com revestimento térmico, para não comprometer a segurança.

Você também precisará da tubulação necessária para receber o aquecedor a gás. A tubulação de gás e as tubulações de água fria e água quente. Já os pontos que o aquecedor a gás alimenta com água quente, sejam duchas ou torneiras, precisam ser equipados com misturador e dois registros de água, fria e quente.

No entanto temos a exceção das torneiras conhecidas como minocomando, que como o nome sugere, possuem apenas um registro onde você pode controlar tanto a água fria quanto a água quente.

Vale frisar que torneiras monocomando e torneiras gourmet precisam de uma atenção especial, pois esse tipo de equipamento costuma precisar de um bom nível de pressão para acionar o aquecedor a gás.

Tipos de Gás

Antes de ter um aquecedor a gás em casa, saiba que há dois modelos que servem para este ambiente. São eles o aquecedor por passagem ou aquecedores instantâneos e por acumulação mais conhecidos como boilers.

Não menos importante é conhecer o tipo de gás para o qual é voltado o seu equipamento. Cada modelo de produto apresentará um tipo específico de gás com que poderá trabalhar. Há equipamentos para botijão (GLP) ou encanado (GN). Quaisquer mudanças no tipo de gás demandam conversão do aparelho. O processo envolve substituição de peças e nova regulagem.

Ignorar estes detalhes oferece riscos e diminui o rendimento do aquecedor. Lembrando o custo para o reparo do aparelho nesse caso costuma ser alto. Portanto, não use este equipamento fora da combinação indicada pelo fabricante. Além disso, o bom funcionamento do sistema também depende de um correto dimensionamento.

Pontos de consumo para Dimensionamento:

aquecedor doméstico pode preencher as necessidades de sua casa, com água quente nas duchas, na banheira, na pia da cozinha, máquinas de lavar e outros. Analise os pontos de consumo que deseja utilizar. Não necessita levar em consideração a quantidade de pessoas que irão utilizar mas sim os locais. 

O número exato dos locais de consumo vai determinar a capacidade do aquecedor a gás.

A distância também irá influenciar no funcionamento do equipamento. Quanto maior a distância do aquecedor ao ponto de consumo, maior a perda de temperatura.

Dimensionamento de Aquecedores a Gás:

Aquecedor de 8 litros: atende um banheiro com chuveiro.

Aquecedor de 10 a 15 litros: atende um banheiro: um chuveiro, podendo eventualmente atender um chuveiro e uma torneira simultaneamente.

Aquecedor de 18 a 20 litros: atende um banheiro, podendo atender dois banheiros próximos com duchas de 8 litros de vazão, principalmente no verão.

Aquecedor de 22 a 26 litros: Atende dois banheiros, com ducha de no máximo 10 litros de vazão.

Aquecedor de 30 a 37 litros: atende três banheiros, com duchas de no máximo 10 litros de vazão.

Preste atenção na capacidade de vazão das duchas quando escolher o seu aquecedor, elas podem variar de 8 até 25 litros por minuto. Normalmente o cálculo de um aquecedor é feito baseado em duchas de 8 a 10 litros por minuto. Este nível de vazão já garante um bom conforto, sendo mais que o dobro da vazão de um chuveiro elétrico.

Observação a moradores de Apartamento

Hoje muitos apartamentos e condominios já possuem sistemas de gás, mas caso esse não seja o seu caso converse com o síndico e veja quais as regras estabelecidas para a intalação do sistemas de gás e de aquecedores..

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado. Caso exista mais dúvidas deixe nos comentários que teremos prazer em responder.

 

Comentário Facebook