O uso dos aquecedores a gás traz mais conforto para o dia a dia e para as atividades do cotidiano como lavar louça e tomar banho principalmente nos dias mais frios. E assim como o chuveiro e as torneiras elétricas, esse tipo de equipamento exige alguns cuidados que melhoram os seus funcionamentos.
Por isso, viemos te trazer 8 dicas de como otimizar o uso do seu aquecedor e economizar.
1 – Mantenha a manutenção do aquecedor em dia
A manutenção preventiva é de extrema importância e deve ser feita a cada 6 ou 8 meses ou de acordo com as informações do fabricante, durante a manutenção se é verificado os dutos da chaminé, a pressão, os bicos de entrada de gás e de água e os queimadores. Quando feita corretamente a manutenção pode prolongar a vida útil do equipamento, além de prevenir possíveis vazamentos.
2 – Observe a vida útil do equipamento
Todo aquecedor tem uma vida útil determinada pelo fabricante, o consumidor deve ficar atento a mesma para que seja feita a substituição quando o prazo do mesmo for atingido.
3 – Cuidado com a temperatura
Regule a temperatura da água do aquecedor, para que seja acionada apenas o registro da água quente durante o banho, quando se abre os 2 registros para o equilíbrio da água há o aumento do consumo de gás.
4 – Em caso de ausência, feche o registro de gás
Quando for passar um longo período fora de casa desligue o seu aquecedor e feche o registro do gás.
5 – Fique de olho no funcionamento do aquecedor
Se o aquecedor não estiver acendendo imediatamente após a abertura da torneira de água quente, verifique se a instalação foi feita corretamente. Se necessário, chame um técnico.
6 - Não instale ou faça a manutenção do aquecedor por conta própria
Tanto a instalação como a manutenção do aquecedor à gás deve ser feita por profissionais qualificados e habilitados assim, quando adquirir um equipamento busque uma assistência técnica autorizada e com registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), para que o equipamento seja instalado adequadamente e com segurança.
7 – Mantenha a ducha e as torneiras de água quente sempre limpas
Se tiver sujeira acumulada nas duchas e nas torneiras isso impactará diretamente na vazão da água, e com isso uma temperatura maior na ducha e diferente da programada no aquecedor.
8 – Durante o inverno, cuidado dobrado
Durante o inverno os cuidados com os aquecedores devem ser maiores, como as portas e janelas tendem a ficarem fechadas o ambiente fica menos arejado, essa ação acaba por acaba aumentando a situação de perigo caso haja alguma irregularidade com o seu aquecedor a gás.
Gostou dessas dicas? Seguindo elas seu equipamento vai durar muito mais tempo e você e sua família ficarão em segurança e ainda terão água quentinha sempre .